Varie nas saladas: 10 hortaliças que devem fazer parte da sua alimentação

Mais conhecidas como verduras e legumes, as hortaliças são os alimentos mais versáteis, leves e nutritivos para acompanhar e variar a nossa alimentação do dia a dia.Incluídas principalmente em saladas, esse grupo tem muito mais a nos oferecer. Além de fontes importantes de vitaminas, minerais e fibras, elas possuem compostos bioativos que deixam o organismo equilibrado, mais vivo e forte, que melhoram a disposição do corpo e potencializam os aspectos mais saudáveis da vida.

As hortaliças são tão importantes para nossa formação corporal, que o Ministério da Saúde, em junto à Organização Mundial de Saúde, recomenda a ingestão de, pelo menos, três porções dos alimentos por dia. Mas, não só a quantidade é importante. É necessário diversificar o menu, alternando diferentes alimentos a cada refeição.

“Nesse aspecto, o Brasil é um país privilegiado, no qual as condições de solo e clima permitem o cultivo de uma enorme diversidade de espécies de hortaliças, garantindo a disponibilidade de produto fresco durante todo o ano”, diz a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Embrapa. O órgão, inclusive, lançou o projeto “Hortaliça não é só salada”, um programa com informações e dicas para facilitar na hora de comprar, conservar e cozinhar esses alimentos.

Conheça algumas hortaliças e saiba os seus benefícios

Abóbora – Pertence à família Cucurbitácea, a mesma da melancia, do melão, do chuchu e do pepino. A abóbora é um fruto rico em vitamina A.

Abobrinha – É um fruto de fácil digestão, rico em niacina, além de ser fonte de vitaminas do complexo B. Possui poucas calorias.

Acelga – Cerca de 100 g dessa hortaliça atendem a necessidade diária de vitamina A de um adulto. Apresenta também razoável teor de vitamina C.

Agrião – O agrião de terra seca é uma hortaliça tipo folha, rica em vitamina C e em sais minerais. O agrião é mais rico em ferro que a couve e o espinafre e os talos são ricos em iodo.

Alface – A alface constitui uma importante fonte de sais minerais, principalmente de cálcio e de vitaminas, especialmente a vitamina A.

Alho – Rico em vitaminas do complexo B e contém uma quantidade de fósforo expressiva.

Berinjela – Apesar de ainda pouco consumida no Brasil, a berinjela é uma das hortaliças mais apreciadas no mundo. Contém cálcio, ferro e fósforo e pequenas quantidades de vitamina A e B5

Brócolis – O brócolis é uma hortaliça com poucas calorias, sendo recomendável em regimes de emagrecimento. Possui considerável teor de vitamina C.

Cenoura – A cenoura é uma hortaliça de elevado valor nutritivo, sendo provavelmente uma das melhores fontes de vitamina A. Também fornece cálcio, sódio e potássio.

Ervilha – As ervilhas são hortaliças muito nutritivas e fornecem boa quantidade de vitaminas A, C e B, minerais e fibras.

Alface Higienizado

Alface Higienizado

Os Benefícios da Alface para Saúde

Alguns dos Benefícios da Alface incluem a redução dos níveis de colesterol, controle do câncer, a proteção dos neurônios, indução do sono, controle da ansiedade, redução da inflamação, e fornecendo uma fonte de antioxidantes.

Informação Nutricional Sobre a Alface:

Alface contém umidade, energia, proteína, gordura, carboidratos, fibra alimentar, e açúcares. As vitaminas e minerais encontradas na alface incluem cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, juntamente com vitaminas como a tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, vitamina B-6, C, A, E, e vitamina K.

Por milhares de anos, a alface foi cultivada como mais do que um vegetal. Também possui propriedades medicinais pelos povos antigos. Alguns dos benefícios para saúde foram confirmados por pesquisas científicas modernas incluem o seguinte:

Propriedades Anti-inflamatórias: Alface possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam no controle da inflamação. Em modelos experimentais, extratos das alface mostraram poder controlador significativo sobre a inflamação induzida por biocatalisadores como lipoxigenase e carragena.

Os Benefícios da Alface:

Protege as células Neuronais: Os neurônios são as células do cérebro que formam conexões físicas para fazer a memória. A morte dos neurónios em particular com ligações ou circuitos podem provocar a perda de memória. Em alguns casos extremos, à morte neuronal significativa pode resultar no aparecimento de doenças tais como a doença de Alzheimer. Os extratos de alface mostraram considerável controle da morte celular neuronal, devido ao seu papel na privação de glicose / soro (GSD). A pesquisa também mencionado que a alface tem o potencial para ser usada na proteção do neuro como uma solução comum para as doenças neurodegenerativas.

Reduz os Níveis de Colesterol: A Alface pode ser benéfica na redução dos níveis de colesterol, que muitas vezes levam a doenças cardiovasculares e outras condições perigosas. Níveis elevados de colesterol, principalmente o LDL ou colesterol ruim, são prejudiciais e podem causar ataques cardíacos e derrames. Um estudo foi realizado em ratos para testar o impacto do consumo da alface em gordura e colesterol. Os resultados indicaram uma redução significativa dos níveis de colesterol em comparação com os ratos que não foram alimentados com alface. A peroxidação lipídica foi observada na maioria dos casos, o que foi concluído ser responsável por uma importante forma de controle do colesterol.

Propriedades Antioxidantes: Estudos têm demonstrado que a alface possui antioxidantes com capacidades significativas de eliminação radical-livres. Os antioxidantes são uma ampla gama de bio-químicos que são encontrados principalmente em nossa dieta; eles também são muito necessárias para a saúde humana. Os antioxidantes atuam como barreiras para os radicais livres, que são produzidos durante o metabolismo celular. Estes radicais livres atacam os tecidos saudáveis, as células e o ADN dentro deles. Que muitas vezes pode causar células saudáveis a se transformar em células cancerigenas. O resultado é o desenvolvimento de várias doenças. Os antioxidantes, por outro lado, neutraliza estes radicais livres e neutraliza antes que os ataques do radicais livres ocorrem.

Propriedades Antimicrobianas: O látex da alface, possui propriedades antimicrobianas Candida albicans e uma série de outras leveduras foram completamente deformado ao entrarem em contato com o látex da alface. Bioquímicos que possui estas propriedades antimicrobianas são os terpenos e cardenolids, assim como enzimas tais como glucanases.

Controle da Ansiedade: As propriedades neurológicas da alface têm sido sugeridas e exploradas durante tempos antigos e na Idade Média nos tratados médicos, tais como o sistema Unani. pesquisas detalhada nos últimos tempos tem levado à conclusão de que a alface possui ansiolíticos. Quando animais de laboratório receberam extratos da alface, sua atividade locomotiva foi reduzida, sugerindo ansiolíse considerável.

Propriedades Anti-Câncer: Extratos das folhas da alface pode controlar certo tipo de câncer. Pesquisa em células cancerigenas humanas, particularmente as células de leucemia e as células do câncer de mama, foram controlados de forma significativa após o tratamento com extratos da alface. As experiências também sugerem que a proporção em peso do consumo da alface necessária para matar 50% das células da leucemia seria de 3 kg.

Efeitos colaterais da alface:

As alergias alimentares são a resposta anormal do sistema imunológico a certos tipos de alimentos que o corpo reconhece como prejudicial. Na maioria dos casos, as razões para as alergias alimentares são desconhecidas. As alergias alimentares que resultam em anafilaxia são a pior espécie, isso é de acordo com o Centro de Controle de Doenças, que estão em ascensão.

A alface pode produzir alergia e as proteínas de alérgenos. As pessoas que já sofrem de alergias alimentares estão geralmente em risco ao tentar alimentos novos. Assim, uma palavra de cautela é aconselhável ao comer alface pela primeira vez. faça um teste cutâneo antes de comê-lo, só para ter certeza. No entanto, com exceção do caso improvável de ter uma alergia alimentar a alface, que é um alimento saudável e benéfico!

Alface Higienizado

Alface Higienizado

Os 8 Benefícios da Acelga para Saúde

Acelga é um vegetal de folhas verdes que está na mesma família da beterraba. No entanto, enquanto a raiz da beterraba é normalmente consumido, são as folhas de acelga que são consumidos. Ela também passa a ser um dos alimentos mais saudáveis do planeta. Aqui estãoos 8 benefícios da acelga para saúde.

Antioxidantes: Acelga é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes do planeta (antioxidantes são responsáveis pelas cores vivas em frutas e vegetais). Ele contém beta-caroteno, vitamina E, vitamina C, zinco, luteína, zeaxantina, quercetina, kaempferol, e muitos outros antioxidantes que combatem doenças.

Regular o açúcar no sangue: Acelga contém ácido siríngico e fibra e ácido siríngico, o que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Se você está em risco de diabetes ou de ter sido diagnosticado com diabetes, você deve comer mais vegetais verdes folhosos, como acelga.

Saúde Óssea: Acelga, como outros vegetais de folhas verdes, é uma excelente fonte de cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos e dentes. Uma xícara de acelga fornece cerca de 101 mg de cálcio. Ele também contém vitamina K e de magnésio, ambos são importantes para os ossos fortes.

Prevenção do Câncer: Acelga é um dos super alimentos que é conhecida por sua propriedades preventivas do câncer graças à fibra, clorofila, fitoquímicos e outros pigmentos vegetais que ela contém. Estudos descobriram que vegetais de folhas verdes são particularmente benéfica contra o câncer de cólon.

Saúde do Cérebro: Além de fortalecer os ossos, a vitamina K em acelga é crucial para o bom funcionamento do cérebro e sistema nervoso, pois é essencial na formação da bainha de mielina, a camada protetora em torno de nervos:

Sangue Saudável: acelga é rica em ferro, que é essencial para manter a saúde do sistema circulatório e na prevenção da anemia. A vitamina K promove a coagulação sanguínea saudável e evita contusões excessiva e hemorragia.

Saúde do Cabelo: Acelga é rica em biotina, uma vitamina importante pro cabelo que promove o crescimento e força. Os pesquisadores descobriram que 30 mcg por dia de biotina é benéfico para o cabelo e uma xícara de acelga contém cerca de 10,5 mcg. Acelga também tem quantidades elevadas de vitaminas C e A, os quais auxiliam os folículos pilosos na produção de sebo.

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