Panqueca de espinafre com ricota

Ingredientes:

Massa:
. 3/4 de xícara de farinha de trigo
. 11/3 xícara de leite
. 1 ovo
. 1 pitada de sal
. Manteiga para pincelar

Molho:
. 75 g de manteiga
. 1 cebola pequena, ralada
. 1 dente de alho pequeno, picado
. 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
. 2 xícaras de leite
. Sal e noz-moscada ralada a gosto

Recheio:
. 1/2 colher (sopa) de óleo
. 500 g de espinafre, sem os talos mais duros
. 500 g de ricota fresca
. Sal

Modo de preparo:

Massa: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por 30 segundos até a mistura ficar homogênea. Aqueça uma frigideira antiaderente, pincele com manteiga e espalhe 3 colheres (sopa) da massa, girando a frigideira rapidamente fora do fogo para que se espalhe por igual. Leve ao fogo baixo até dourar. Vire e doure do outro lado. Repita a operação até fazer todas as panquecas, pincelando com manteiga quando for necessário, para não grudar. Reserve.

Molho: Em uma panela com a manteiga, refogue a cebola e o alho por 1 minuto. Junte a farinha e misture bem. Fora do fogo, adicione o leite aos poucos, mexendo com um batedor para não formar grumos. Cozinhe, mexendo, até ferver e engrossar ligeiramente. Tempere com sal e noz-moscada e reserve.

Recheio: Em uma panela com o óleo, refogue o espinafre por um minuto ou até murchar. Escorra e deixe esfriar. Pique o espinafre e misture com a ricota e sal. Recheie cada panqueca com a mistura de ricota e cubra com um pouco do molho. Sirva com risoto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *