Couve-Flor :

 

couve flor
Descubra este sabor

A couve-flor, hortaliça delicada e tenra, constitui saborosa iguaria quando bem preparada. Também é uma hortaliça importante do ponto de vista nutricional pois é rica em cálcio e fósforo e fonte de folato e vitamina C. Além disso, é livre de gorduras e colesterol, e tem teores bem baixos de sódio e calorias.
Originária da Ásia Menor, foi levada para a Europa no século 16. Ë uma hortaliça do tipo inflorescência (conjunto de flores) que pertence à família Brassicaceae assim como o repolho, o brócoli, a couve comum.


 

COMO COMPRAR

Escolha cabeças compactas, de cor branca ou creme, sem manchas escuras. Se envolvida pelas folhas, estas devem estar verdes e sem sinais de murcha. Quando passada do ponto, a cabeça fica dividida, murcha e com pontos escuros.
A couve-flor é uma das hortaliças mais sensíveis ao manuseio. Escolha as cabeças com cuidado, pois as partes danificadas escurecem e apodrecem mais rapidamente. Compre a couve flor por último, evitando assim que ela seja amassada por outros produtos no fundo do carrinho.
A couve flor fresca também pode ser encontrada na forma minimamente processada, já limpa, picada e embalada. Quando nesta forma, deve obrigatoriamente estar em gôndola refrigerada, para adequada conservação. Evite comprar este tipo de produto quando ele estiver com pontos escuros e com líquido no fundo da embalagem.

COMO CONSERVAR

A couve-flor se estraga rapidamente por isto compre somente a quantidade necessária ao consumo para utilização imediata. Na geladeira pode ser conservada por 3 a 5 dias sem grande perda de qualidade, dentro de saco de plástico perfurado. Antes de guardar, remova as partes escuras e folhas mas não lave a cabeça.
Quando guardada já picada, sua durabilidade é ainda menor.
Para congelar, retire o caule mais grosso e as folhas, pique em florzinhas menores e deixe 30 minutos de molho em água e sal (1/4 xícara de sal para 1 litro de água ). Em seguida, escorra, cozinhe em água fervente por quatro minutos, escorra novamente e coloque em água gelada até esfriar. Depois seque bem e envolva em saquinho plástico do qual se retirou todo o ar com uma bombinha de vácuo.


COMO CONSUMIR

A couve-flor é uma hortaliça de fácil digestão, cujo consumo é indicado para pessoas de todas as idades. O preparo básico consiste na remoção das folhas e das partes muito grossas e duras do caule, seguida pelo cozimento da couve-flor picada ou inteira. Para uniformizar o cozimento da couve-flor inteira faça um corte em forma de cruz nas partes mais grossas. Cuidado para não cozinhar demais: espere a água ferver para depois colocar a couve-flor, e mantenha-a ao fogo somente pelo tempo necessário para deixá-la macia mas consistente, cerca de 5 – 10 minutos se picada ou 15 – 20 minutos se inteira.
Para pratos em que a couve-flor seja assada ou frita, cozinhe-a previamente por cerca de 8 minutos em água e sal e em seguida coloque em uma vasilha com água fria para esfriar. Em seguida, prepare-a de acordo com a indicação da receita.
Para descongelar a couve-flor, coloque-a em água fervente com sal.


DICAS


* Para deixar a couve-flor branquinha após o cozimento, coloque um pouco de leite, uma rodela de limão ou suco de limão na água de cozimento.
* 1 cabeça média de couve-flor pesa cerca de 750g e rende 3 – 4 porções.
* Para impedir que a couve-flor provoque gases intestinais, cozinhe-a no vapor.
* Temperos que combinam com a couve-flor: cebolinha verde, páprica, cravo da Índia, noz moscada, endro, alecrim, tomilho, alho, cebola, azeite.


Valores Nutricionais

Estes valores, foram obtidos através de pesquisas em laboratórios e estudos biológicos da hortaliça, porem servem únicamente como parâmetros de estudo a uma eventual dieta, sob acompanhamento médico.


Cada cem gramas de couve-flor contém:
    • Carboidratos — 5 g
    • Açúcares — 2,4 g
    • Fibra dietética — 2,5 g
    • Calorias — 25 kcal
    • Proteínas — 2 g
    • Gorduras — 0,2 g
    • Vitamina A — 85 U.l.
    • Vitamina B1 (Tiamina) — 0,057 mg
    • Vitamina B2 (Riboflavina) — 0,063 mg
    • Vitamina B3 (Niacina) — 0,53 mg
    • Vitamina B5 (Ácido pantotênico) — 0,65 mg
    • Vitamina B6 - 0,22 mg
    • Vitamina B9 - 57 μg
    • Vitamina C (Ácido ascórbico) — 46 mg
    • Potássio — 300 mg
    • Cálcio — 22 mg
    • Zinco — 0,28 mg
    • Enxofre — 85 mg
    • Sódio — 70 mg
    • Fósforo — 44 mg
    • Magnésio — 15 mg
    • Silício — 3 mg
    • Cloro — 1,5 mg
    • Ferro — 0,44 mg




<<Voltar Para Produtos



Sítio Hiromi. Estrada do Sertãozinho Km 4. Biritiba Mirim. SP. Tel: (11) 4692-4876
Copyright © Sítio Hiromi. 2010. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Andréa Mari

Previsão do Tempo