Alimentos que previnem e amenizam os sintomas da gripes


Nos meses mais frios do ano, quando aumentam a incidência de casos de gripe e resfriado, apostar em uma alimentação que fortaleça as defesas do organismo é primordial. Segundo a nutricionista clínica funcional Daniela Jobst, certos alimentos possuem nutrientes capazes de aumentar nossa imunidade, criando defesas orgânicas.
Uma vez acometido pela gripe, o ideal é priorizar os grupos de alimentos que ajudam a amenizar os sintomas. A famosa canja de galinha, por exemplo, colabora na recuperação, uma vez que o calor aumenta a movimentação do muco e a cisteína, aminoácido encontrado no frango, torna o muco menos espesso, facilitando a desobstrução dos pulmões.
As sopas também ajudam a acalmar a garganta e pode diminuir o risco de desidratação por causa da febre.
Outros alimentos importantes na hora de combater a gripe e o resfriado são o alho, que destrói alguns vírus da gripe e é considerado ótimo antioxidante; a mostarda, e a pimenta, que possuem substâncias químicas que dissolvem as secreções e descongestionam as vias aéreas, sendo empregadas também no tratamento da asma.
Ervas e plantas como salsa, malva, eucalipto, gengibre e guaco são eficazes, seja aproveitadas como chás, inalações ou gargarejos. Elas amenizam sintomas como nariz entupido, irritação, inflamação de garganta e tosses.

Fonte: http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude


<<Voltar para Dicas


 



Sítio Hiromi. Estrada do Sertãozinho Km 4. Biritiba Mirim. SP. Tel: (11) 4692-4876
Copyright © Sítio Hiromi. 2010. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Andréa Mari