Dicas para controlar a diabetes:


Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada pela elevação brusca da glicemia, ou seja, do açúcar no sangue. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, responsável por transportar a glicose para dentro das células. Quando há falha na produção ou na ação desse hormônio, ocorre hiperglicemia, que são níveis elevados de glicose no sangue. Uma educação alimentar é fundamental para auxiliar no controle do diabetes e evitar as suas complicações, proporcionando saúde e qualidade de vida. Vale lembrar que a adequação do peso e a perda de gordura abdominal são fundamentais para garantir o controle da glicemia e evitar as complicações do diabetes mellitus.

Uma reeducação alimentar associada com a prática de atividade física regular e orientada são os principais fatores aliados ao controle da doença. Na hora das compras, é de extrema importância verificar no rótulo do produto a frase SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR ou a palavra DIET, indicando que o produto pode ser consumido por diabéticos. Nas Lojas Mundo Verde os produtos para diabéticos encontram-se organizados em gôndolas específicas, facilitando a identificação dos mesmos. Fique atento! • O jejum prolongado pode ocasionar hipoglicemia (redução dos níveis de glicose no sangue). Realize de 5 a 6 refeições por dia, se alimentando a cada três horas em horários regulares.

• Antes de dormir realize uma refeição leve (por exemplo: leite de soja, tofu ou iogurte desnatado) e tome café da manhã assim que acordar.
• Para auxiliar no controle da glicemia é fundamental o consumo diário de fibras, também responsáveis pela redução dos níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos, além de favorecerem o funcionamento intestinal. São alimentos fonte de fibras: cereais integrais (arroz integral, macarrão integral, pão integral, quinua, aveia, amaranto), legumes, frutas (prefira consumir com casca e bagaço) e hortaliças.

• Utilize adoçantes em suas preparações (sucos, vitaminas, chás e receitas), atentando para aqueles que podem ir ao forno e fogão

. • O diabético deve estar com as taxas de colesterol, triglicérides e a pressão arterial controladas. Para isso, pode ser consumido diariamente o ômega-3, uma gordura monoinsaturada encontrada em óleo de peixes e peixes in natura, semente de linhaça, nozes e quinua.

• Dê preferência aos óleos vegetais, como soja, canola, gergelim e girassol. Utilize o azeite de oliva extra-virgem para temperar saladas ou sobre o prato já servido.

• Arroz, batata, batata-doce, mandioquinha, cará, inhame, mandioca, milho, farinhas em geral, farofa, macarrão, pipoca e biscoitos são fontes de carboidratos. Estes, por sua vez, são digeridos e transformados em açúcares, que se consumidos em excesso provocam hiperglicemia em diabéticos. Por isso, evite consumi-los misturados em uma mesma refeição, como por exemplo: arroz + milho, batata + farofa, arroz + macarrão. Opte por apenas um alimento fonte de carboidrato em suas refeições.

• Sorvetes, doces, guloseimas, mel, melado, caldo de cana, rapadura, entre outros são fontes de açúcares e não devem ser consumidos por diabéticos, pois elevam a glicemia rapidamente. • Enlatados, embutidos, congelados, sucos em pó, sopa prontas e demais produtos industrializados são fontes de sódio, que em excesso, eleva a pressão arterial. O sódio também está presente no sal de cozinha, utilizado para temperar, por isso prefira os temperos naturais como: açafrão, salsinha, alho, cebola, manjericão, manjerona, orégano, louro, alecrim e hortelã.

• As frutas devem ser consumidas com moderação, por serem fontes de frutose (açúcar naturalmente presente nas frutas). Se consumidas em grande quantidade também causam hiperglicemia. • O álcool deve ser evitado, já que provoca hipoglicemia.


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