Rabanete:

 

Rabanete

Enriqueça sua salada

  O rabanete é uma raiz tuberosa, originária da região Mediterrânea, apreciada pela polpa crocante e sabor picante. Pertence à familia Brassicaceae, a mesma da couve, couve-flor e brócoli. Era uma hortaliça muito apreciada no antigo Egito, Assíria, Grécia e Roma. No Egito, os construtores das pirâmides consumiam grandes quantidades de rabanete, juntamente com cebola e alho.


Atualmente o rabanete é muito consumido na cozinha asiática. Suas qualidades ainda são pouco conhecidas pelos brasileiros que o consomem em pequena quantidade. O rabanete é fonte de vitamina C, fósforo e fibras. Possui poucas calorias, sendo portanto recomendado para pessoas em ditas de emagrecimento.

COMO COMPRAR


A raiz tuberosa apresenta grande variação de tamanho e de forma, podendo ser redonda, oval ou alongada. A casca é de cor branca, vermelha, ou vermelha e branca, enquanto a polpa é sempre branca. O rabanete redondo de casca vermelha é o preferido no mercado brasileiro.
Em geral, as raízes são vendidas em maços, de cerca de 800g. As folhas devem estar com aspecto de produto fresco, com cor verde brilhante. As raízes devem ter a casca com cor uniforme, ser firmes e lisas, sem pontos escuros ou rachaduras. Quando passadas, por terem sido colhidas tardiamente ou por estarem há muito tempo na gôndola do supermercado, as raízes ficam duras e esponjosas. O rabanete redondo, mais comum no mercado brasileiro, tem em média 3cm de diâmetro; raízes maiores têm maior probabilidade de ser esponjosas. Os melhores preços são alcançados de julho a outubro.
COMO CONSERVAR

Os rabanetes murcham rapidamente, por isso devem ser mantidos preferencialmente em geladeira, dentro de sacos de plástico. Remova as folhas antes de armazená-los, pois quando estas são mantidas o produto murcha mais rapidamente. Se houver formação de gotículas de água dentro do saco, fure-o com um garfo.
Caso seja preciso lavar os rabanetes antes de armazená-los na geladeira, seque-os superficialmente com pano limpo ou com toalha de papel.

COMO CONSUMIR

O rabanete é uma excelente alternativa para diversificar a dieta. O uso mais comum é na forma crua, em saladas. Devido à sua cor e formato, ajuda a decorar a salada quando cortado em rodelas e servido com tomate, aipo e pepino, estimulando assim o consumo de outras hortaliças. Quando grandes, podem ser consumidos cozidos ou com picles. Quando cozidos, o sabor é menos picante.
Os rabanetes podem também ser preparados na forma de petiscos, uma alternativa mais saudável do que os pratos ricos em calorias geralmente utilizados. Combine-os com recheios e molhos de sua preferência.O rabanete não precisa ser descascado para ser consumido.
DICAS

* A folha do rabaneta pode ser aproveitada para preparar sopas, refogados ou recheio de tortas e bolinhos;
*O rabanete é um ótimo estimulante do apetite; consuma-o com pouco sal, antes das refeições;
*Temperos que combinam; limão, sal, cheiro-verde, vinagre, azeite

Tabela Nutricional


Quantidade

100 gramas

Água (%)

95,1

Calorias (Kcal)

14

Proteína (g)

1,4

Carboidrato (g)

2,7

Fibra Alimentar (g)

2,2

Colesterol (mg)

n/a

Lipídios (g)

0,1

Ácido Graxo Saturado (g)

n/a

Ácido Graxo Mono insaturado (g)

n/a

Ácido Graxo Poli insaturado (g)

n/a

Cálcio (mg)

21

Fósforo (mg)

25

Ferro (mg)

0,4

Potássio (mg)

328

Sódio (mg)

11

Vitamina B1 (mg)

0,06

Vitamina b2 (mg)

0,02

Vitamina B6 (mg)

0,04

Vitamina B3 (mg)

*

Vitamina C (mg)

9,6

 

 

<<Voltar Para Produtos



Sítio Hiromi. Estrada do Sertãozinho Km 4. Biritiba Mirim. SP. Tel: (11) 4692-4876
Copyright © Sítio Hiromi. 2010. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Andréa Mari

Previsão do Tempo