Repolho Verde :

 

repolho verde

O repolho é uma hortaliça de cabeça formada pela sobreposição de folhas. Destaca-se como fonte de vitamina C. Também fornece vitaminas B1, B2, E e K, além de sais minerais, sobretudo cálcio e fósforo. É uma das hortaliças de uso mais antigo, desde cerca de 2000 anos antes de Cristo. É originária da Europa Mediterrânea e Ásia Menor.

O repolho é uma Brássicacea, assim como a couve, o brócolis, a couve-flor, a couve-chinesa e o rabanete.




COMO CONSERVAR

Quando mantido em condição ambiente, conserva-se por menos de uma semana, murchando primeiramente as folhas externas. Sob refrigeração pode ser mantido por várias semanas, desde que colocado dentro de sacos de plástico. Quando picado, deve obrigatoriamente ser mantido embalado ou em vasilha tampada na geladeira, conservando-se por até cinco dias. Para congelar o repolho, retire as folhas externas caso estas estejam murchas ou danificadas. Corte o repolho em 4 partes, ou em tiras finas. Acondicione-o em saco de plástico, retire o ar de dentro da embalagem com uma bombinha de vácuo e leve ao congelador.

COMO CONSUMIR

O repolho pode ser consumido cru em saladas, cozido em água ou leite ou fermentado (chucrute). Quando consumidas cruas, as folhas devem ser lavadas uma por uma em água corrente e deixadas de molho em solução de água sanitária por 30 minutos, na proporção de 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água filtrada. Em seguida, devem ser enxaguadas com água filtrada. Este procedimento é importante para eliminar grande parte dos microorganismos que possam estar nas folhas e causar doenças. A água sanitária ou o vinagre, não remove resíduos de agrotóxicos.

O repolho deve ser cozido somente pelo tempo suficiente para tornar as folhas macias. Com tempo de cozimento prolongado, ocorrem alterações da cor, do sabor e das propriedades nutritivas. Deve-se cozinhar preferencialmente no vapor. Para descongelar, coloque-o em água fervente ou diretamente ao fogo durante o preparo do prato.
DICAS

Nas folhas internas do repolho são mais ricas em vitamina C do que as folhas externas. n O cheiro desagradável do repolho pode ser eliminando quando se cozinha as folhas em panela destampada. n Ao cozinhar o repolho roxo, acrescente algumas gotas de vinagre para evitar que as folhas fiquem azuladas.

 

Fonte: portalsaofrancisco.com.br

 

 

 

Tabela Nutricional

 

Quantidade 100 gramas
Água (%) 93,8
Calorias (Kcal) 18
Proteína (g) 1,2
Carboidrato (g) 4,1
Fibra Alimentar (g) 2,6
Colesterol (mg) n/a
Lipídios (g) 0,1
Ácido Graxo Saturado (g) n/a
Ácido Graxo Mono insaturado (g) n/a
Ácido Graxo Poli insaturado (g) n/a
Cálcio (mg) 42
Fósforo (mg) 17
Ferro (mg) 0,2
Potássio (mg) 280
Sódio (mg) 2
Vitamina B1 (mg) 0,07
Vitamina b2 (mg) traços
Vitamina B6 (mg) 0,03
Vitamina B3 (mg) *
Vitamina C (mg) 9,6

 

 



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